Economia

Plastics Summit discute soluções inovadoras para sector dos plásticos

21 set 2022 09:00

Evento organizado pela APIP realiza-se em Outubro

plastics-summit-discute-solucoes-inovadoras-para-sector-dos-plasticos
Evento irá debater vários dos desafios que se colocam à indústria
Ricardo Graça/Arquivo

Apresentar “soluções globais, integradas, inovadoras e sustentáveis para toda a cadeia de valor das diferentes áreas de aplicação dos plásticos” é o objectivo do Plastics Summit – Global Event 2022, que se realiza a 17 de Outubro em Lisboa e que irá reunir os principais stakeholders mundiais da cadeia de valor dos plásticos.

Fruto de uma organização conjunta da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP), presidida por Amaro Reis (também director-geral da Sacos 88, de Leiria), e das suas congéneres espanhola, mexicana e brasileira, o evento apresenta-se este ano “mais voltado para o mundo” e com o objectivo de “colocar Lisboa no centro do diálogo entre a indústria, as marcas, o governo, a ciência, os ambientalistas e a sociedade civil na construção do caminho para um futuro mais sustentável, que é precisamente o mote deste evento internacional”.

“Numa altura em que os plásticos nem sempre têm sido notícia pelos melhores motivos, eventos como o Plastics Summit, que reúne todos os elos da cadeia de valor, dando-lhes a oportunidade de partilhar a sua visão sobre a actualidade, soluções e perspectivas futuras, relativamente à utilização do plástico nas diversas áreas, revestem-se de ainda mais importância e pertinência”, frisa a APIP.

Legislação, poluição dos oceanos, greenwashing e papel do plástico na descarbonização serão alguns dos temas em destaque durante o evento, que contará com interlocutores de diferentes áreas.

“Com este evento pretendemos no final chegar a um position statement, uma declaração que reflicta uma visão global e convergente entre os diversos agentes da cadeia de valor, apresentando soluções globais e integradas que represente um novo paradigma para a discussão e análise desta temática, assente mais em evidências científicas e menos em percepções”, destaca a associação.

Envolver o maior número de entidades possível e despertar a atenção de todos os stakeholders e grandes marcas para a importância de tornar os produtos mais sustentáveis, desde a sua concepção, é outro dos principais objectivos deste evento.

“Pelas suas valências, estima-se que a utilização de plásticos continuará a crescer para fazer face às necessidades do crescimento populacional que se perspectivam para 2050. O objectivo passa necessariamente por termos melhores plásticos, por tornar os produtos mais sustentáveis, integrando os aspectos ambientais no processo de desenho e desenvolvimento do produto, através do ecodesign”.

“A indústria não quer mais plástico, quer melhor plástico, recolha, reciclagem, legislação e comportamento humano”. Por isso pretende “despertar para a importância de todos os produtos serem desenhados e produzidos integrando critérios a pensar já na sua durabilidade, reutilização reparação e reciclagem”.

“Para que esta etapa de fim de vida seja bem-sucedida é fundamental a acção de todos os actores, incluindo a sociedade em geral, onde a mudança comportamental, colectiva e individual, será peça-chave para que os recursos se mantenham na economia e não se percam para o ambiente”.