Economia
Preço do azeite motiva regresso dos jovens à apanha da azeitona
Devido ao preço elevado que o azeite atingiu nos supermercados, há novas gerações a recorrer aos olivais de família, quebrando o fenómeno de abandono que dominou na última década
A azeitona adiantou-se este ano e, com receio de que pudesse estragar-se nas árvores, à custa da meteorologia incerta, a maioria dos olivicultores optou por começar a campanha mais cedo, alguns deles ainda em Setembro. No nosso território, não sendo uma campanha espectacular, a quantidade de azeite produzido deverá superar a de 2022 (considerado um ano muito fraco). E a qualidade, estimam os produtores, essa está garantida.
Novidade, observam alguns, é que por força do elevado preço que o azeite atingiu nos supermercados, há gerações mais novas a recorrer aos olivais de família, nos quais nunca tinham reparado até aqui.
José Vieira é gerente da Casa Féteira, de Porto de Mós, que além do
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.