Sociedade

Realidade virtual promove bem-estar de acamados

19 out 2025 09:00

Projecto inovador desenvolvido em Alpedriz, Alcobaça

realidade-virtual-promove-bem-estar-de-acamados
.
DR
Daniela Franco Sousa

Chama-se Mais Cuidado – Terapias em Domicílio o novo projecto desenvolvido pela Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz (ABESRA), que utiliza terapias alternativas para potenciar o bem-estar de pessoas acamadas e semi-acamadas. A realidade virtual é uma ferramenta central nesta iniciativa.

De acordo com Rita Ferreira, directora técnica, o projecto arrancou em Setembro de 2025, estará em curso até Setembro de 2028 e pretende ser uma “solução inovadora para indivíduos acamados e semi- acamados, desenvolvendo uma metodologia que se baseia em terapias alternativas complementares às abordagens convencionais e que recorre a intervenções imersivas e ao uso de realidade virtual para potenciar o bem-estar do beneficiário acamado e semi-acamado”.

A directora técnica refere que as intervenções visam acelerar e potenciar a recuperação nos domínios: físico/biológico; psicológico/emocional; social/relacional com impacto no bem-estar global do indivíduo. Pretendem reduzir a dor, melhorar a mobilidade e o equilíbrio emocional.

“A iniciativa está estruturada para gerar impacto e testar a viabilidade para se tornar nova política pública, tendo em conta que responde a um público que não tem resposta do Sistema Nacional de Saúde, preenchendo assim uma lacuna existente na prestação de cuidados”, observa Inês Ferreira.

“Este projecto alia a experiência da ABESRA na sua actuação social e assenta na experiência adquirida no projecto Mais Alternativas Sénior (intervenção terapêutica em contexto de serviço de apoio domiciliário para idosos, que decorreu entre 2019 - 2024) acrescentando agora novas especialidades que permitem oferecer à população beneficiária (adulta e ou idosa) uma nova resposta articulada com as unidades de saúde familiar do concelho”, prossegue a directora.

A iniciativa estende-se a todo o concelho de Alcobaça, atingirá 150 pessoas até Setembro 2028, e envolve quatro profissionais (um terapeuta não verbal Benezon, um terapeuta ocupacional, um enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica e um técnico superior de serviço social).

O projecto é apoiado pela iniciativa pública Portugal Inovação Social 2030, operação financiada através de Fundos da União Europeia, programa regional CENTRO2030 e por seis investidores sociais. Conta com o apoio do Município de Alcobaça, do BPI Fundação La Caixa, da Secil, da SACT – Sociedade de areias construção e Turismo, da Caixa de Crédito Agrícola Mútua de Alcobaça, Cartaxo, Nazaré, Rio Maior e Santarém, CRL e pela Sociedade de Automóveis Cruz de Cristo. Além dos investidores, conta com a parceria de três Unidades de Saúde de Alcobaça, USF Pinhal do Rei, USF Pedro e Inês e da UCSP Litoral.