Viver
Rita Gaspar Vieira inaugura exposição em São Paulo no bicentenário do Brasil
A exposição Sábado, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, é um diálogo com a artista brasileira Mónica Ventura
A artista Rita Gaspar Vieira inaugura esta quarta-feira, 7 de Setembro, no Brasil, um novo projecto realizado em parceria com Mónica Ventura.
A exposição Sábado, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, prolonga-se até 15 de Outubro.
Rita Gaspar Vieira (Leiria, 1976) vive e trabalha entre Leiria e Lisboa e através de uma obra ancorada no desenho e na tridimensionalidade “tem vindo a problematizar relações entre a memória privada e a comum colectiva de lugares habitados”.
O diálogo com Mónica Ventura no Consulado de Portugal em São Paulo ocorre no âmbito das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, com curadoria de Isabella Lenz.
“É uma proposta artística focada na ideia de ‘limite’, pensando-me como uma artista portuguesa face às contemporâneas relações de encontros e desencontros entre Portugal e o Brasil”, refere no texto sobre o projecto.
“Trabalho com o meu património emocional e cultural, no qual cabe toda uma herança de histórias dos dois países/lugares identitários, que se cruzam e se ligam, podendo estas ser sempre ‘re’-contadas”.
Rita Gaspar Vieira recupera o sábado, 7 de Setembro que definiu a autonomia do Brasil, tempo “que hoje existe porque se consegue inscrever na história de vida da actualidade”. E que considera como “o presente da inquietação que apresenta o nosso quotidiano, que nos motiva ainda para pensarmos juntos a nossa história comum, de proximidade, afecto e aprendizagem”.
Até Novembro, a artista natural de Leiria está também representada na exposição colectiva Pierres Vivantes, no Musée de Mineralogie de L'École de Mines de Paris, em França.