Sociedade

Saiba o que os candidatos à Assembleia da República defendem para Leiria

9 mai 2025 09:30

Com as eleições legislativas agendadas para o dia 18 de Maio, o JORNAL DE LEIRIA pediu aos cabeças-de-lista dos 14 partidos que têm candidatos pelo círculo de Leiria para responderem a duas perguntas: 1 - Quais as suas prioridades para o distrito de Leiria? 2 - Que mensagem quer deixar aos eleitores? Os candidatos do R.I.R. e da Nova Direita não responderam

saiba-o-que-os-candidatos-a-assembleia-da-republica-defendem-para-leiria
Eleições legislativas estão agendadas para o dia 18 de Maio
Ricardo Graça


Margarida Balseiro Lopes, 35 anos, jurista, AD coligação PSD/CDS-PP

1 - Queremos apoiar o tecido empresarial através do desenvolvimento de uma plataforma logística regional, que promova a melhoria na eficiência do transporte e distribuição, com acesso a diferentes modalidades de transporte, aproveitando a proximidade ao porto da Figueira da Foz. Além da construção do novo hospital do Oeste, temos de continuar o trabalho que o Governo tem feito de construção de novas Unidades de Saúde Familiares – tipo B e tipo C – aumentando o número de utentes com médico de família. Os cuidados de saúde primários têm de ser a porta de entrada do Serviço Nacional de Saúde. De modo a consolidar a sua posição como âncora do desenvolvimento da região, apoiaremos a transformação do Politécnico em Universidade de Leiria e Oeste.

2 - No último ano, com este Governo, o distrito de Leiria foi prioritário na decisão de vários investimentos públicos. Na saúde, das 20 novas unidades familiares de tipo C que serão criadas, 5 foram reservadas para Leiria. Há escolas a serem requalificadas, porque este Governo garantiu que tal aconteceria, como é disso exemplo, em Leiria as escolas Afonso Lopes Vieira e a D. Dinis. As obras em curso no IC2 e a já anunciada intervenção no IC8 mostram que votar na AD é garantir a continuidade de um Governo que finalmente reconheceu a Leiria a centralidade e a importância que tem.


Eurico Brilhante Dias, 53 anos, professor universitário, PS

1 -As prioridades serão: saúde, habitação, infraestruturas fundamentais e apoio empresarial. Na saúde, depois de um ano perdido, é preciso prosseguir com a reforma que havíamos começado. Leiria foi um dos distritos mais prejudicados por este Governo AD: nas urgências obstétricas e nos médicos de família (por exemplo, Óbidos, Bombarral e Castanheira de Pera têm hoje zero médicos de família). É uma prioridade central. Na habitação, aumentar a oferta pública para a classe média; nas infraestruturas, depois do PS ter conseguido eliminar as portagens na A13 (e A13-1), prosseguir com o estudo da eliminação das portagens na A19 (Porto de Mós, Batalha e Leiria), garantir a requalificação da N242 (entre Leiria e

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ