Sociedade
Vai nascer uma quinta de insectos em Figueiró dos Vinhos
A Quinta Ciência Viva dos Insectos vai ser implementada na Mata Municipal do Cabeço do Peão
O Município de Figueiró dos Vinhos será ‘casa’ da Quinta Ciência Viva dos Insectos, um espaço público que pretende fomentar a investigação e a educação para o conhecimento das mais variadas espécies de insectos.
A autarquia assinou um protocolo com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e, na terça-feira, foi apresentado o projecto que nascerá na Mata Municipal do Cabeço do Peão.
Rosalia Vargas, presidente da instituição científica, explicou que a Quinta Ciência Viva dos Insectos será “um misto de um centro de ciência interactivo e de uma quinta produtiva, que desenvolve a economia local e que atrai visitantes aos territórios”.
Segundo a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, a quinta terá um espaço de investigação, promoção e educação sobre a vida dos insectos, mas também uma quinta produtiva, “com uma pequena unidade experimental de produção de insectos”, sedo que já foram estabelecidos contactos com empresas portuguesas que comercializam estes animais, detalha o comunicado de imprensa.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) também está integrada no protocolo e, nas palavras de Paulo Batista Santos, primeiro-secretário da instituição, este projecto é “muito complementar, porque usam-se aqui, actualmente, interesses do ponto de vista da ecologia, ambiente, educação, mas também da dinâmica social, da economia e do emprego”.