Viver

Via Norte, de Paulo Carneiro, antigo aluno do Politécnico, com sessão em Leiria

17 jan 2024 09:00

O filme relata a história de um cineasta que viaja 2 mil quilómetros ao encontro de emigrantes portugueses no Norte e Centro da Europa, que têm em comum o amor por carros

via-norte-de-paulo-carneiro-antigo-aluno-do-politecnico-com-sessao-em-leiria
Antestreia internacional no festival Visions du Réel e estreia comercial na Argentina e no Uruguai
DR

Esta quarta-feira, 17 de Janeiro, pelas 19:40 horas, a longa metragem Via Norte, de Paulo Carneiro, realizador com graduação pelo Politécnico de Leiria, passa no Cineplace do LeiriaShopping.

Via Norte relata a história de um cineasta que viajou 2.000 quilómetros em direcção a Norte, onde se encontrou com alguns dos seus compatriotas que foram forçados a deixar o país. O que une as diversas histórias é o seu amor por carros. Nesses encontros, o veículo é um estímulo para discutir questões de identidade e comunidade, dissolvendo fronteiras entre sociedade e território. No frio da noite escura, procuram fugir à dureza do dia”, pode ler-se no comunicado enviado ao JORNAL DE LEIRIA.

Estávamos na década de 1950, época da ditadura portuguesa, um período com condições de vida difíceis, o que levou a que uma grande percentagem da população tivesse acabado por procurar novos horizontes e emigrar para Norte, nomeadamente França, Suíça, Luxemburgo, Alemanha, entre outros. Este filme pretende mostrar a materialização da emigração no veículo: simbolismo de uma vida bem-sucedida. Com esta proposta centrada no objecto, pretendo explorar o real significado do veículo para além do que se imagina: o amor ao troféu. Procuro encontrar legitimidade neste objecto de adoração, brilho, provocação, representação de uma reivindicação ou aceitação. E, através deste, refletir sobre as dificuldades de viver fora de portas”, explica o realizador, citado na nota de divulgação.

Paulo Carneiro nasceu em Lisboa e é licenciado em Som e Imagem pela Escola de Artes e Design de Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria.

O seu primeiro filme, Bostofrio, de 2018, foi exibido e premiado em mais de 40 festivais um pouco por todo o mundo.

Via Norte (2022) teve estreia mundial no Visions du Réel e estreou comercialmente na Argentina e no Uruguai.

Em 2023, passou no ciclo de cinema documental hádoc, em Leiria.

Paulo Carneiro encontra-se actualmente a finalizar A Savana e a Montanha e a desenvolver o projecto Nha Terra Nha Força.