Sociedade

Alunos sem apoio familiar devem ser o foco das escolas

20 set 2020 12:23

XI Fórum Educação do Município de Leiria realizou a primeira sessão, entre três agendadas online

alunos-sem-apoio-familiar-devem-ser-o-foco-das-escolas
Forum educação tem um formato diferente este ano: é transmitido em directo pelo facebook do Município de Leiria
DR

O foco nos alunos que não têm possibilidade de ter apoio em casa foi um dos desafios deixados pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, no XI Fórum Leiria Regressa à escola organizado pelo Município, na terçafeira, num modelo online. João Costa defendeu que as escolas têm de ter o foco nos alunos em contextos familiares e sócio-económicos mais desfavorecidos, pois são o “grande preditor de sucesso ou insucesso”.

“O sucesso do ensino tornouse mais dependente das famílias e da existência de meios para acompanhar os alunos. E meios não é ter ou não internet, passa por um contexto onde há um adulto que diz: ‘sai da cama e vai acompanhar a aula à distância’”.

João Costa admitiu que durante o encerramento das escolas houve alunos que “saíram do radar”, o que é “angustiante” para as escolas e para os governantes. As famílias são muito diferentes na sua capacidade de fazer este acompanhamento.

“Temos de ter um olhar muito dedicado a estes alunos, que já o mereciam, mas que precisam ainda mais. Os alunos que mais sofrem com as desigualdades devem ser o foco principal da escola. Eles não são um problema. Formei muitos professores e dizia sempre: ‘quando forem dar aulas não digam que chatice tenho uma turma de alunos complicados’, isso seria como o médico chegar ao hospital e dizer: ‘que chatice tenho aqui um monte de gente doente’.

O secretário de Estado enalteceu a importância das tutorias, destinadas, sobretudo, a “alunos que estão na escola e que não têm adultos de referência que os estimulem e motivem para a aprendizagem”.

Considerando que estes são a “maior preocupação” da escola, João Costa exemplifica com um caso: “Um dos meus filhos teve um percurso numa área do currículo onde nunca teve sorte, mas tinha pai e mãe que podiam compensar com outros recursos. Há alunos que só dependem mesmo da escola para poder aspirar a qualquer coisa diferente na sua vida, por isso o foco do trabalho tem de ser com estes.”

O Fórum Educação deste ano foi dividido em três sessões, com transmissão online. O próximo encontro está marcado para terça-feira, às 18 horas, e tem como convidados o secretário de Estado da Saúde, António Sales, e a coordenadora da Unidade de Saúde Pública, Odete Mendes.