Saúde

Nair Carolino foi a melhor aluna de mestrado em psicologia e defende que infertilidade deve ser estudada em psicologia

24 dez 2015 00:00

Jovem de Pombal obteve nota 19 em Terapias Cognitivo-Comportamentais

nair-carolino-foi-a-melhor-aluna-de-mestrado-em-psicologia-e-defende-que-infertilidade-deve-ser-estudada-em-psicologia-2725
Paula Sofia Luz

Nair Carolino, uma jovem de 24 anos, natural de Pombal, arrecadou a melhor nota do mestrado em Terapias Cognitivo-Comportamentais, no âmbito do curso de Psicologia Clínica, no Instituto Superior Miguel Torga.

Escolheu uma área difícil de abordar e trabalhar: a infertilidade e a forma como a sociedade a encara. E foi essa dissertação que lhe valeu um 19, em Novembro último.

O trabalho – em parceria com a professora, Ana Galhardo – veio dar resposta a uma lacuna constatada por diversos investigadores: “a falta de estudos, em Portugal, sobre o comportamento dos jovens adultos no que respeita à fertilidade”.

E o que concluiu Nair, para lá do que é sabido, em matéria de estigma social? “Que os homens jovens-adultos sabem mais sobre infertilidade do que as mulheres”. A jovem surpreendeu-se com as respostas dos questionários, até porque os estudos não vertem essa realidade.

Depois, percebeu também que “há uma tremenda falta de noção sobre o quanto é necessário preservar a fertilidade”, disse ao JORNAL DE LEIRIA, explicando que a maioria dos inquiridos (e da sociedade em geral) pouco liga aos dados que, no fundo, justificam tudo: “é entre os 20 e os 25 anos que a mulher está no auge da fertilidade.

O que acontece em Portugal é que a maioria vai adiando a maternidade, por razões várias, e quando chegamos aos 35 anos a taxa já caiu para metade”.

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente