Viver

No Reguengo do Fètal o presépio animado é já uma tradição

27 dez 2019 14:10

Veja aqui o filme de Diogo Calçada que, desde 2016, faz o registo em vídeo desta representação

Já passou pela Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na paróquia do Reguengo do Fètal, Batalha, para ver esta representação da Natividade?

Os usos, costumes e profissões locais estão retratados neste cenário animado. 

Segundo Rosário Carvalho, a freguesia do Reguengo remonta ao início do século XVI, tendo sido criada pelo Bispo D. Pedro Vaz Gavião (muito embora o local deva ser anterior, uma vez que reguengo era terra de rei).

A designação de Reguengo do Fètal resulta de uma alteração ocorrida já no século XX, que pretendia distinguir as diversas localidades denominadas por Reguengo.

O vocábulo Fètal provem de uma invocação a Nossa Senhora e da sua aparição a uma criança, ocorrida nesta freguesia, e num local que outrora foi um campo de fetos e onde hoje se ergue a ermida de Nossa Senhora do Fetal (PEREIRA; ESPIRITO-SANTO, p. 58).

Terá sido na sequência da construção da actual igreja paroquial que o orago da freguesia foi definitivamente estabelecido e dedicado a Nossa Senhora dos Remédios.

Assim, o templo principal é uma edificação quinhentista, muito remodelada nos séculos posteriores, mas que conserva ainda alguns vestígios da arquitectura original, nomeadamente as molduras de arcos de cantaria nas paredes da igreja (SEQUEIRA, 1955).

No século XVII o templo surge referenciado como dispondo de dois altares laterais, uma sacristia e várias confrarias dedicadas ao Santíssimo Sacramento, a Nossa Senhora do Rosário e aos Defuntos.

Note-se a importância da primeira irmandade, cujo reflexo pode ser ainda atestado pelas festas do Espírito Santo, instituídas pela Rainha Santa Isabel no século XIV PEREIRA; ESPIRITO-SANTO, p. 60).

A grande reforma terá ocorrido na centúria de Setecentos, mas o revivalismo de determinadas soluções arquitectónicas deixa adivinhar uma intervenção posterior, de cariz romântico, ocorrida, com certeza, no século XIX.

Esta incidiu mais fortemente no interior da igreja, onde se pode observar a linguagem neogótica que presidiu à reforma do tecto, cujos ornatos em estuque desenham uma cruzaria de ogivas, e os remates das capelas laterais, todas elas separadas da nave por arcos flamejantes.

O retábulo-mor, de linguagem rocaille polícroma, é ladeado por duas colunas com capitéis coríntios que rematam em frontão contracurvado. Ao centro, a tribuna, de arco de volta perfeita, exibe uma tela com a representação de Nossa Senhora dos Remédios.

A fachada principal, ladeada por duas torres sineiras, revela uma composição de inspiração barroca, sendo o portal principal encimado por uma janela de sacada com balaustrada e frontão.

Em consequência do terramoto de 1969, a igreja sofreu fortes danos pelo que data dessa época a reorganização do terreiro fronteiro e da entrada a Sul.