Viver

Concertinas. 700 tocadores esperados na Barrenta

27 set 2025 11:00

Organização estima que 20 mil pessoas vão assistir ao evento

concertinas-700-tocadores-esperados-na-barrenta
Edição anterior na aldeia do concelho de Porto de Mós
Grupo Concertinas da Barrenta / Facebook

De acordo com a organização, o 24.º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina, no próximo fim-de-semana, pode “reunir mais de 700 tocadores e atrair cerca de 20 mil visitantes”, numa aldeia, a Barrenta, “com apenas 38 habitantes”.

“Prova viva do legado” que a iniciativa representa para a povoação do concelho de Porto de Mós, é a Escola de Concertinas da Barrenta, “projecto comunitário e gratuito”, que, ainda segundo a mesma nota de divulgação, “conta actualmente com 70 alunos de todas as idades que semanalmente aprendem, convivem e mantêm viva a tradição”.

No texto, o Centro Cultural da Barrenta considera que se trata de um evento “único” em Portugal e no mundo. “Mais do que uma festa, trata-se de um movimento cultural que nasceu há mais de duas décadas do sonho de salvar a concertina — instrumento outrora em risco de cair no esquecimento — e que hoje ecoa como símbolo de identidade, resistência e partilha”.

A primeira edição, em 2001, juntou 40 tocadores.

Neste sábado, 27 de Setembro, com início às 15 horas, o programa inclui tocadores de concertina de norte a sul do país, actuações livres e espontâneas pelas ruas e largos da aldeia localizada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, feira de produtos regionais e mostra gastronómica, e cantares ao desafio que celebram a tradição oral portuguesa.

A concertina é um aerofone de palheta livre, com fole, em que o som resulta da circulação de ar que provoca a vibração de lâminas de metal. Tem uma estrutura semelhante ao acordeão, mas, em vez de teclas, apenas botões, que estão colocados de lado numa caixa.