Sociedade
Ensino superior: vagas crescem no País mas mantêm-se em Leiria
Politécnico de Leiria continua com 1915 vagas e há apenas mexidas pontuais em alguns cursos
O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados hoje divulgados, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento.
No entanto, o Instituto Politécnico de Leiria mantém, desde 2018, o mesmo total: 1915.
Segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), o total de vagas para ingressar nas universidades e politécnicos públicos em 2021 é de 52.242, mais cerca de 2% em relação ao ano anterior.
Em termos absolutos, é na Universidade do Porto e na Universidade Nova de Lisboa que se registou o maior crescimento, como já tinha acontecido, aliás, no ano anterior.
No Politécnico de Leiria, as várias escolas permanecem com as mesma vagas: Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) com 733, Escola Superior de Artes e Design com (ESAD) com 342, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) com 332, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) com 298 e Escola Superior de Saúde (ESS) com 210.
As únicas diferenças surgem na ESTG, onde o curso diurno de Gestão aumenta 15 vagas em detrimento do curso pós-laboral e na ESTM, onde a mais cinco vagas em Biotecnologia e menos cinco em Gestão da Restauração e Catering.
O prazo de candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público decorre entre 6 e 20 de Agosto, mais tarde do que habitualmente, como aconteceu no ano passado devido à pandemia de Covid-19, que voltou a obrigar também ao adiamento do calendário de exames nacionais.