Sociedade

Fogos provocaram um milhão em prejuízos em Ansião em floresta, plantações de eucalipto e pinheiro e agricultura

10 set 2022 17:00

Autarquia revelou ontem os dados sobre os incêndios de Julho deste ano

fogos-provocaram-um-milhao-em-prejuizos-em-ansiao-em-floresta-plantacoes-de-eucalipto-e-pinheiro-e-agricultura
Dados da destruição são ainda provisórios
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A Câmara de Ansião revelou ontem que ascende a cerca de um milhão de euros o dano na agricultura e floresta provocados pelos incêndios de Julho, que teve início em Abiúl, Pombal.

Segundo os dados provisórios, arderam cerca de 1.572 hectares de floresta autóctone e de plantações de oliveira, pinheiro-bravo e de eucalipto, sendo que o prejuízo estimado é de 202 mil euros.

Quanto à área agrícola, os dados preliminares apontam para uma área ardida na ordem dos 147 hectares, com danos estimados de quase 754 mil euros. 

A área de olival destruída, incluída na área agrícola, foi de 103 hectares.

Na contabilidade provisória não estão incluídos os danos em habitações, estando registados danos numa primeira habitação e em nove segundas habitações.

Já anexos e arrumos são 46 os que foram atingidos pelos fogos, segundo o mesmo documento.

Ansião, Alvaiázere, Leiria e Pombal foram os concelhos do distrito de Leiria mais afetados por incêndios este ano.

“Na reunião do Conselho de Ministros de quinta-feira, foram apresentados os relatórios dos prejuízos e iniciou-se a discussão de um conjunto de medidas, nas quais o Governo continuará a trabalhar até ao próximo Conselho de Ministros, que avaliará e decidirá sobre as medidas a implementar”, revelou o Ministério da Coesão Territorial.

De acordo com o Ministério da Coesão Territorial, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional já compilaram o levantamento efectuado por várias entidades da Administração Central Desconcentrada “dos danos causados pelos incêndios ocorridos até 31 de Agosto, o qual será muito em breve comunicado aos autarcas”.

“Apenas posteriormente esses relatórios serão de informação pública”, referiu este ministério.