Economia

Grupo Manuel Champalimaud adquiriu unidade de plásticos decorativos e de interface da Novares

2 dez 2022 17:28

Grupo empresarial nacional reforça posição com a aquisição de mais empresas em Leiria

grupo-manuel-champalimaud-adquiriu-unidade-de-plasticos-decorativos-e-de-interface-da-novares
A Novares foi renomeada em 2017, após a aquisição da Mecaplast pela Key Plastics
DR

O Grupo Manuel Champalimaud (GMC) adquiriu a unidade de plásticos decorativos e de interface para a indústria automóvel da Novares (Novares European Bezels & Clusters) da Novares.

No sector dos plásticos e dos moldes, a GMC já havia adquirido a GLN, com sede em Leiria e fábricas em Leiria e no México, grupo empresarial que se dedica-se ao desenvolvimento e fabrico de moldes técnicos de alta precisão e de injeção de peças plásticas, encontrando-se em fase de expansão da sua capacidade produtiva no México.

A unidade de plásticos decorativos para o interior de veículos automóveis da Novares em Portugal também conta com uma fábrica e um centro tecnológico e de desenvolvimento em Leiria e outra unidade de produção em Vendas Novas.

Segundo um comunicado do GMC, a aquisição do negócio de plásticos decorativos e peças de interface, destinados a infotainment, instrument clusters e controlo climático, ainda espera a aprovação da Autoridade da Concorrência, mas tem como objectivo o reforço da posição do grupo empresairal nacional no mercado de componentes de plástico para a indústria automóvel.

A unidade de plásticos decorativos para o interior de veículos automóveis da Novares em Portugal conta com duas fábricas, em Leiria e Vendas Novas, e um centro tecnológico e de desenvolvimento em Leiria, empregando mais de 600 colaboradores, com um volume de negócios anual de cerca de 50 milhões de euros e uma carteira de clientes nacionais e internacionais.

De acordo com a mesma fonte, o grupo francês avançou com a venda porque resolveu focar-se no seu portfolio de produtos e soluções de design, mantendo a sua presença em Portugal, através de uma fábrica em Arouca.

Manuel Champalimaud, presidente do Conselho de Administração do GMC, afirma que, “com esta aquisição o Grupo Manuel Champalimaud reforça o compromisso em Portugal e nos seus profissionais, reforçando a capacidade competitiva no sector da injecção de plásticos, posicionando-se também como grupo inovador, com tecnologia de ponta, focada na satisfação das necessidades dos mercados europeu e norte-americano."

Sobre o Grupo Manuel Champalimaud

Assumindo em 2019, na celebração dos seus 15 anos de existência, o nome do seu fundador, a Gestmin passa a designar-se Manuel Champalimaud SGPS. Sediado em Lisboa, o grupo familiar 100% português opera em várias áreas de negócio, de norte a sul do País, apostando em estruturas sustentáveis e diversificadas, nos sectores da Energia, da Logística Alimentar, da Indústria de Moldes, da Indústria de Plásticos, da Indústria do Turismo e no Imobiliário. Adicionalmente, participa de forma relevante no capital do Grupo CTT.

Sobre a Novares

Renomeada em 2017, após a aquisição da Mecaplast pela Key Plastics, a Novares dedica-se à produção de componentes de plástico e sistemas inovadores para a indústria automóvel. São especialistas na produção de componentes tecnológicos e sistemas inovadores para a indústria automóvel. A empresa projecta e produz peças para o mercado automóvel, sendo especialista em injecção de plástico técnico contribuindo para carros mais limpos, leves, conectados e fáceis de usar. Sediado em França, o grupo está presente em 22 países, gerindo 40 fábricas, 8 centro de competências, 7 centros técnicos, 20 centros de apoio ao cliente. Um em cada três veículos em todo o mundo possui no seu interior componentes fornecidos para Novares.