Sociedade
Jovens até aos 23 anos vão ter passes gratuitos na região de Leiria
A gratuitidade poderá estender-se a outras populações no futuro, no entanto, “vai depender também daquilo que são os apoios disponíveis para esse objectivo”
Os jovens até aos 23 anos vão poder viajar de transportes públicas na região de Leiria de forma gratuita a partir de Janeiro de 2025, por decisão aprovada na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).
Na última reunião, os autarcas aprovaram a criação de um passe gratuito para jovens sub-23 anos de âmbito regional ou suprarregional, uma decisão que Gonçalo Lopes entende ser "um passo gigante que se dá na construção da mobilidade sustentável, sobretudo, no transporte público” da região.
O presidente da CIMRL e da Câmara de Leiria sublinhou que no concelho de Leiria já existia um passe único na cidade e para as carreiras interurbanas. “Estendendo ao resto da região, podemos ter uma circulação muito mais interessante por parte dos jovens, em especial, que é a população alvo que queremos atingir neste momento.”
A implementação dos passes gratuitos para os jovens é da competência das assembleias municipais e das comunidades intermunicipais, nas respetivas áreas geográficas, “em articulação com os operadores de transportes e os municípios enquanto autoridades de transportes e titulares de contratos de serviço público”, refere o documento aprovado na última reunião da CIMRL.
Segundo o autarca, esta medida “visa aumentar a procura do transporte público, facilitar também a sua utilização por parte da população mais jovem, que agora passa a ter um passe que pode ser usado na região, o que torna o sistema bastante mais confortável e a sua adesão”.
“Parece-me que é um argumento que vai ao encontro daquilo que é o objetivo nacional de criar passes que sejam regionais e que tenham a dimensão de tornar os territórios mais unidos. Estamos a estender aos territórios vizinhos, nomeadamente ao Oeste”, destacou o presidente da CIMRL.
O autarca admitiu que a gratuitidade poderá estender-se a outras populações no futuro, no entanto, “vai depender também daquilo que são os apoios disponíveis para esse objectivo”.
Os passes gratuitos para jovens podem incidir sobre novos títulos a criar de abrangência regional ou suprarregional, refere ainda a missiva, ao referir que é da responsabilidade da CIMRL o “apuramento e distribuição das verbas de financiamento atribuídas ao Sistema de Mobilidade da Região de Leiria, através da Portaria nº 7-A/2024 de 5 de janeiro, bem como a gestão do programa Incentiva+TP criado pelo Decreto-Lei nº 21/2024, de 19 de março”, refere o documento.
No Sistema de Mobilidade da Região de Leiria existem quatro entidades emissoras de títulos de transporte correspondendo a quatro subsistemas de bilhética diferentes. Existe apenas “interoperabilidade e integração entre o sistema de bilhética interurbano e o sistema Mobilis (cidade de Leiria), o que limita não só a tomada de medidas de integração e simplificação tarifária que contribuem para o aumento de utilizadores, mas também todo o processo de recolha e consolidação da informação a remeter às entidades financiadores da iniciativa passe gratuito jovem estudante”.
Os autarcas aprovaram ainda uma redução do passe intermunicipal e inter-regional para o valor entre 20 a 30 euros, “um preço inferior ao praticado na Comunidade Intermunicipal do Oeste e nas viagens com outras comunidades vizinhas”.
A CIMRL integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Pedrógão Grande e Porto de Mós.