Sociedade
Ministro da Ciência visita Politécnico e empresas envolvidas no combate à Covid-19
Manuel Heitor vai estar, esta quinta-feira, dia 2 de Abril, em Leiria e na Marinha Grande para “reconhecer” o trabalho que está a ser feito pela comunidade científica e empresarial na prevenção da propagação da pandemia.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior desloca-se, esta quinta-feira, a Leiria e à Marinha Grande, numa visita através da qual Manuel Heitor pretende “reconhecer o trabalho que está a ser desenvolvido” pelo Politécnico de Leiria e empresas da região no combate ao novo coronavírus.
A visita começa pelas 9:30 horas, na Iberomoldes, empresa da Marinha Grande que tem já a funcionar uma linha de produção de viseiras de protecção para profissionais de saúde, polícias, protecção civil e serviço social.
O ministro segue, depois para o Centro Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto (CDRSP), unidade de investigação do Politécnico de Leiria, onde, “em parceria com a empresa Luz Costa & Rodrigues, está a ser desenvolvido um projecto inovador de produção industrial de viseiras por injecção (produção da viseira, elástico e embalagem)”, descreve a nota de agenda emitida pelo Ministério de Manuel Heitor.
No CDRSP trabalha-se ainda no desenvolvimento um protótipo de um ventilador de simples utilização e de um “escudo protector de cirurgia” e de viseiras 3D.
Pelas 11:30 horas, o ministro visita a Moldes RP, empresa da Marinha Grande envolvida no projecto de produção industrial de viseiras por injeção (produção do suporte).
Já em Leiria, Manuel Heitor desloca-se, pelas 12:45 horas, ao Estádio Municipal de Leiria para visitar a Área Dedicada à COVID-19 (ADC) que conta com a participação da Escola de Saúde e da Escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, incluindo o desenvolvimento de software e do reforço dos recursos humanos com estudantes finalistas de enfermagem.
Ainda em Leiria, Manuel Heitor visitará a Unidade de Ensino a Distância instalada no Campus 2 do Politécnico, passado depois pelas residências e a cantina da instituição de ensino, onde continuam a ser servidas refeições e serviços de alojamento a estudantes, designadamente estrangeiros.