Sociedade

Politécnico assume que Universidade de Leiria e Oeste será um “activo estratégico para o País”

8 nov 2025 09:30

Instituição de ensino superior registou a maior número de novos estudantes no junto de todos os ciclos de ensino

politecnico-assume-que-universidade-de-leiria-e-oeste-sera-um-activo-estrategico-para-o-pais

Carlos Rabadão considerou que a futura Universidade de Leiria e Oeste “representará um activo estratégico para o país, reforçando o sistema público de ensino superior e contribuindo para uma rede universitária mais equilibrada e coesa”, pois “vai além da dimensão regional”.

O presidente do Politécnico de Leiria entende que o “compromisso com o território reforça também a nossa missão nacional: promover a coesão, a inclusão e o progresso coletivo através do conhecimento”.

No discurso da sessão de abertura do ano académico 2025/26, o dirigente defendeu que a transformação do Politécnico de Leiria em universidade será “capaz de gerar conhecimento, inovação e talento com impacto em todo o território nacional”, assim como “ampliará o alcance do ensino superior português e projetará a sua qualidade no espaço europeu e global”.

“Estamos convictos de que esta evolução natural traduz o caminho de excelência que temos vindo a trilhar, sustentado na qualidade da nossa investigação, na forte ligação ao tecido económico e social, e na formação de profissionais altamente qualificados”, reforçou.

O presidente salientou que esta mudança reforçará o papel do ensino superior público no desenvolvimento do País e consolidará o contributo da instituição para uma sociedade mais competitiva, inclusiva e inovadora”.

Na presença de Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação, Carlos Rabadão afirmou que “é com este espírito de confiança, compromisso e sentido de futuro” que o Politécnico de Leiria submeteu à tutela o pedido de transformação institucional.

Para o presidente, o Politécnico de Leiria, que celebra 45 anos, “reúne todas as condições e está preparado para dar este passo decisivo”.

Prosseguindo na importância de ser possível dar o passo para universidade, o presidente assegurou que a instituição ficará “fortemente ancorada no território, orientada para o desenvolvimento regional e com uma clara vocação internacional”.

Maior número de alunos

O Politécnico de Leiria foi “uma das instituições com maior número de projectos aprovados, num investimento de grande envergadura que permitirá quase duplicar a oferta de alojamento estudantil, garantindo condições dignas, acessíveis e sustentáveis a quem escolhe estudar” na instituição, comunicou.

O impacto do Politécnico de Leiria “não se mede apenas pelos indicadores económicos”, mas também “pela capacidade de formar cidadãos conscientes, participativos e solidários, comprometidos com o desenvolvimento humano e com os valores da democracia, da inclusão e da sustentabilidade”, concretizou.

Carlos Rabadão considerou também a internacionalização como um caminho a ser trilhado, pois o futuro das instituições de ensino superior “constrói-se com base no diálogo entre culturas, no intercâmbio de conhecimento e na partilha de experiências”.

Dando as boas-vindas aos novos estudantes, o presidente revelou que este foi o ano em que o Politécnico de Leiria recebeu o “maior número de novos estudantes de sempre”, “um sinal inequívoco da confiança que a sociedade deposita na qualidade da formação” da instituição.

“Entre os vários ciclos de estudos de licenciatura, de mestrado, de doutoramento e de técnico superior profissional, o Politécnico de Leiria já tem matriculados 5.125 novos estudantes, mais 340 estudantes que no ano lectivo anterior. Este número perspectiva um crescimento relevante no número de estudantes da instituição que, no ano lectivo de 2025/2026, deverá alcançar os 15 mil estudantes”, precisou.

Carlos Rabadão espera que os caloiros encontrem no Politécnico de Leiria “um lugar de descoberta, de crescimento e de realização”. “Queremos que este seja, mais do que um espaço de aprendizagem, um espaço de experiências, de partilha e de construção de sonhos. Mas nunca se esqueçam de que os verdadeiros protagonistas deste percurso são vocês. O vosso empenho, a vossa curiosidade e a vossa capacidade de sonhar serão sempre as alavancas do vosso futuro.”