Sociedade

Professores em greve por melhores condições manifestam-se em Colmeias

12 dez 2022 09:49

Cerca de duas dezenas de docentes reunidos à porta da escola

professores-em-greve-por-melhores-condicoes-manifestam-se-em-colmeias
Professores estão em greve por tempo indeterminado
DR
Um grupo de cerca de duas dezenas de professores do Agrupamento de Escolas de Colmeias, no concelho de Leiria, vestiram-se hoje de preto e concentraram-se à porta da escola-sede como forma de exigirem melhores condições de trabalho.
 
Já na sexta-feira, o estabelecimento de ensino não funcionou por causa da greve, referiu um docente ao JORNAL DE LEIRIA.
 
A greve convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P) no dia 9, por tempo indeterminado é “um sinal contra as políticas de quem tem destruído a escola pública e as condições de quem trabalha”, referiu o presidente do S.T.O.P à Lusa.

André Pestana adiantou que os professores defendem uma gestão e recrutamento de professores pela graduação do profissional e sem perfil ou mapas, sem conselhos de diretores a selecionarem o recrutamento.

“Reivindicamos igualmente um aumento do salário que compense a inflação. Os professores desde 2009 perderam mais de 20% do seu poder de compra. Queremos também a contagem de todo o tempo de serviço docente e o acesso ao 5.º e 7.º escalões sem quotas. Há mais reivindicações, mas estas conseguem compilar um sentir de toda a classe”, explicou.

André Pestana sublinhou que a greve é por tempo indeterminado e são os professores que vão determinar o seu fim.

Hoje à tarde, os professores têm agendada uma concentração à porta da Câmara Municipal de Leiria.