Viver

Teatro e jantar: Comer a Terra com a Didascália

3 abr 2025 09:15

Para assistir ao espectáculo na Marinha Grande, o público tem de responder a um formulário de segurança alimentar

teatro-e-jantar-comer-a-terra-com-a-didascalia
Com dramaturgia e encenação de Bruno Martins
DR

A nota partilhada pelo município anuncia uma peça de teatro comestível. Comer a Terra, pelo Teatro da Didascália, tem lugar no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, às 19 horas de sábado, 5 de Abril.

A nota de divulgação avisa: nem tudo será fácil de engolir.

Um espectáculo-jantar em que o público deve ir preparado para comer e previamente tem de responder a um formulário de segurança alimentar. Com o mesmo objectivo, a companhia disponibiliza online a lista de ingredientes que compõem o menu.

Os pratos são preparados em cena pelos actores, de acordo com a criação gastronómica da chef Tânia Durão.

Com dramaturgia e encenação de Bruno Martins, Comer a Terra tem interpretação de Cláudia Berkeley, Eduardo Breda e Pedro Couto.

No espectáculo, cruzam-se o Antropoceno, a globalização e a crise climática.

“Somos hoje mais de oito mil milhões de pessoas em todo o planeta. Oito mil milhões de pessoas que todas as manhãs desejam o seu pequeno-almoço; que enganam com um snack o estômago enquanto a hora do almoço não chega; que carregam na lancheira sandwiches, fruta e barritas energéticas que ajudam a percorrer essa maratona que tem como meta o jantar. Para muitos, a ceia”, lê-se na sinopse.

“O apetite é comum a todos, saciá-lo é privilégio de apenas alguns. Pelo menos desde que a luta pelas especiarias e a tentativa de controlar as suas rotas passou a ser o prato do dia, dando origem a um violento processo de globalização, com graves consequências num primeiro momento para povos indígenas, e atualmente, devido à crise climática, para uma humanidade de desejo insaciável”.