Viver

Palavra de Honra | "Prometo... não mudar. Deu muito trabalho chegar até aqui."

20 fev 2020 12:05

Miguel Chagas, radialista, DJ e director da 94FM

palavra-de-honra-or-prometo-nao-mudar-deu-muito-trabalho-chegar-ate-aqui

Já não há paciência ... para tanto artista do hip-hop nacional com rimas da treta, os apoiantes do Ventura no facebook, as teorias conspiratórias do Trump, as teorias da Joacine, o fala-barato do Marques Mendes, as falsas notícias e o Brexit (já saíram mesmo, podemos ir descansados para o Algarve?).

- Detesto... a mentira, a hipocrisia, a desonestidade. Se não gostam sejam sinceros e façam uso da coluna vertebral. Detesto pessoas que não dizem bom dia/tarde/noite a ninguém, é uma estupidez. Detesto a incompetência disfarçada de superioridade intelectual.

- A ideia... era que ela dissesse que sim. Disse não. Mas arrepiou caminho e já dura há 26 anos.

- Questiono-me se... com a falta de rigor e critérios na visão do dia-a-dia as próximas gerações não viverão num mundo completamente falso e ilusório. Veremos o país a ser governado ao sabor dos Alerta CMTV, das atordoadas de políticos populistas, condenações e absolvições facebokianas, idolatria do nada (porque não chateia) ou haverá uma maioria que fará uso do cérebro para pensar antes de agir/falar?

- Adoro... os meus filhos. São a melhor extensão de mim. Sabem o que querem e lutam por isso, com resultados. E teimosos como o pai. Só não atinjem a perfeição porque herdaram os defeitos da mãe, claro.

- Lembro-me tantas vezes... que estava tão bem quieto. Eu e a minha mania de me por a fazer coisas quando podia limitar-me a abanar com a cabeça, papar almoços e jantares, tecer falsos elogios babados e lucrar à brava com isso. Pois, não tenho feitio para tal.

- Desejo secretamente... ter muito tempo para viver a felicidade dos meus filhos, conseguir fazer o que ainda não fiz, viver na praia (isso é que era!) e não desiludir ninguém. O Euromilhões seria bom, mas não jogo...

- Tenho saudades... de quando era criança e tudo parecia enorme e ao mesmo tempo fácil. Tenho saudades das futeboladas no patim (em redor da estátua de D. Nuno Álvares Pereira, na Batalha) e das amizades e cumplicidades da altura. Tudo bons rapazes!

- O medo que tive... quando fui pai. Um turbilhão de alegria e ansiedade.

- Sinto vergonha alheia... cada vez que leio um jornal ou assisto aos telejornais. Somos um país de oportunistas bem posicionados a manobrarem outros aspirantes a oportunistas menos bem posicionados. Os políticos e a Justiça decidem, agem e explicam-se cada vez mais de forma pouco transparente. Sinto vergonha alheia quando vejo o estado a que chegou a gestão da equipa profissional da União de Leiria e a cidade não reage.

- O futuro... pode ser tudo. Está tudo por fazer. Mais limpo, mais ecológico, mais humanista. Pessoalmente estou aí para as curvas.

- Se eu encontrar... o segredo da felicidade prometo que partilho com o mundo.

- Prometo... não mudar. Deu muito trabalho chegar até aqui. Goste-se ou não é o que há.

- Tenho orgulho... em ser português, ser quem sou e no que faço. Tenho um enorme orgulho sempre que um português se destaca em qualquer área, pessoal ou colectivamente.