Sociedade
Alimentação saudável e jogos com alimentos nas escolas da região premiados
Os trabalhos encontram-se integrados em iniciativas do programa Eco-Escolas

São três as escolas do distrito premiadas pela Rede Eco-Escolas pelo seu trabalho com alimentação saudável e sustentável: a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, e a Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, em Alvaiázere.
Nas iniciativas Eco-Ementa Mediterrânica e Eco-Cozinheiros, os alunos da EHTO planearam e confeccionaram um menu de três pratos seguindo a dieta mediterrânica com ingredientes regionais.
Como é possível ler no relatório submetido pela instituição, o trabalho exigiu a constituição de vários grupos que criaram as suas ementas e, feito esse planeamento, foi seleccionada a que se destacou “tanto pelo seu valor nutricional, como pelo cumprimento dos pressupostos estabelecidos, a criatividade e valorização de vários produtos locais que oferecem também uma grande riqueza nutricional”.
Após serem escolhidas as melhores eco-ementas, as escolas foram convidadas a apresentar os seus menus ao vivo. Após receber a prova final dos escalões A e B (referentes a equipas entre os 10 e os 12 anos e entre os 13 e os 15 anos), a EHTO e a sua equipa foram ao concurso nacional, que decorreu em Coimbra, onde se sagraram vice-campeãs no escalão destinado a escolas profissionais com cursos de cozinha/pastelaria, tendo recebido um estojo de 12 facas ICEL e uma mandolina.
Por sua vez, a ESTM, uma das escolas do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), participou no Painel dos Alimentos – Gorduras Saturadas ou Não Saturadas.
Segundo o relatório da escola, os alunos fizeram um levantamento dos hábitos de consumo de batatas fritas, bolachas e outros produtos pelos seus colegas, e procederam a uma análise da composição nutricional desses alimentos, com ênfase nos níveis de gordura, bem como consequências para a saúde.
Na sequência desse trabalho, elaboraram diversos materiais didácticos físicos e digitais, que foram expostos em áreas da escola.
O projecto envolveu alunos de dois cursos distintos e contou com a participação no SustentaMente, um evento de educação ambiental promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria e pela Eco-Escolas.
Conquistou o segundo lugar no escalão do ensino e recebeu, como prémio, um tablet e um kit de materiais de expressão plástica.
Na Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, o desafio foi criar um Jogo da Dieta Mediterrânica. Depois de uma pesquisa sobre o tema, que também envolveu as famílias dos estudantes, os alunos, entre os 3 e os 6 anos, e os seus educadores desenvolveram um jogo da memória com base nos ingredientes desse regime alimentar.
Os jogadores somam pontos ao acertarem nos pares de imagens iguais e ganha quem conseguir encontrar o maior número de imagens num menor espaço de tempo.
O intuito da actividade é desenvolver o raciocínio lógico, a associação e a memorização e estimular a autonomia e a confiança, ao mesmo tempo que põe as crianças a aprender sobre a dieta mediterrânica.
O esforço valeu-lhes uma menção honrosa, no escalão dedicado a escolas básicas, por parte do júri da Eco-Escolas e um kit de produção de jogos.
Com especial destaque para a chamada “dieta mediterrânica”, que, desde 2013, foi classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), estes projectos têm o objectivo de informar as crianças e jovens sobre um consumo equilibrado e amigo do ambiente e levar à mudança de hábitos alimentares.
No entanto, a plataforma também promove várias outras iniciativas que visam a economia circular, a comunicação e cidadania e a biodiversidade.
A Rede Eco-Escolas é uma plataforma internacional da “Foundation for Environmental Education” e desenvolvida em Portugal desde 1996 pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação. O programa “pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”, como se pode ler no website da Eco-Escolas.
No distrito de Leiria, existe um total de 126 estabelecimentos de ensino inscritos nesta iniciativa, representando um aumento de 11 escolas relativamente à edição anterior. Do total de inscrições, 88 encontram-se galardoadas até ao momento e 34 aguardam aprovação.