Sociedade

CIM da Região de Leiria lança concurso de 2,2 ME para novos veículos florestais

31 dez 2024 15:00

Serão disponibilizados seis veículos de combate e entregues 500 equipamentos de protecção individual

cim-da-regiao-de-leiria-lanca-concurso-de-22-me-para-novos-veiculos-florestais
.
Ricardo Graça/Arquivo

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) lançou um concurso público internacional, no valor de 2,2 milhões de euros, para a aquisição de novos veículos florestais de combate a incêndios e o fornecimento de equipamentos de protecção individual (EPI).

Segundo uma nota de imprensa, o objectivo é reforçar os meios de combate a incêndios florestais e garantir que todo o efectivo de bombeiros da região disponha de EPI.

Nesta primeira fase, serão disponibilizados seis veículos de combate e entregues 500 EPI a todas as associações de bombeiros dos dez municípios da Região de Leiria.

Este concurso permitirá adquirir seis novos veículos florestais de combate a incêndios (VFCI), cuja distribuição será feita de acordo com o Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil e em articulação com a Federação das Associações de Bombeiros do Distrito de Leiria.

A CIMRL refere que este concurso tem em conta as necessidades das diferentes corporações de bombeiros e as prioridades operacionais do dispositivo sub-regional de protecção civil.

“O procedimento agora lançado pela CIMRL marca o início do processo de reforço e modernização do parque de veículos e equipamentos de suporte às operações de prevenção e combate a incêndios rurais em todos os dez municípios da região”, lê-se no comunicado.

De acordo com o levantamento realizado pelos serviços municipais de protecção civil, a CIMRL adianta que existe uma forte necessidade de renovação de viaturas, verificando-se alguns veículos com mais de 20 anos.

“A CIMRL prevê investir, nos próximos anos, o montante de 5,7 milhões de euros no objectivo estratégico da protecção civil e gestão integrada de riscos, tal como definido no Plano de Acção da Região de Leiria 2030, cofinanciado a 85% pelo Programa Regional do Centro – Centro 2030.”