Abertura
Suinicultores questionam tutela: “Onde é que incumprimos?”
David Neves lamenta que se tome a parte pelo todo
David Neves, presidente da Recilis, empresa de Tratamento e Valorização de Efluentes, ficou surpreendido com as declarações de João Pedro Matos Fernandes e desafia-o a apontar onde está o incumprimento dos suinicultores.
“Ao longo destes anos, os suinicultores têm vindo a trabalhar no sentido de encontrarem soluções para o problema. Se alguma coisa contribuiu para uma melhoria significativa, nos últimos anos, foi o trabalho desenvolvido quer pelos suinicultores quer pelas suas organizações”, sublinha.
Matos Fernandes afirmou ainda que “sem qualquer compromisso, que aliás falhou muitas vezes no passado e os interlocutores do outro lado são os mesmos, não há razão para construir essa ETAR”. Segundo explicou, os “estudos mostraram-no, na construção do ENEAPAI [Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais], que não há maturidade de relação com os suinicultores que justifique a construção de uma obra pública”.
“Todos os compromissos foram sempre cumpridos pelos suinicultores. Gostava que o senhor ministro nos dissesse onde incumprimos. A postura que tem é dizer que não há maturidade”, lamenta David Neves, que recorda a reunião que existiu em Outubro de 2018 com os secretários de Estado do Ambiente e da Agricultura, em conjunto com os autarcas de Leiria e do Oeste, onde foi apresentado “um plano em que o Estado assumiria a responsabilidade na questão deste processo”. Mas, até hoje, ainda não há conclusões do estudo da AdP Energias e “não houve qualquer tipo de desen
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.