Covid-19

Casos de Covid-19 aumentaram 69% desde início de Junho

25 jun 2020 18:25

Durante este período, houve ainda um aumento dos óbitos, de 28 para 33.

casos-de-covid-19-aumentaram-69percent-desde-inicio-de-junho
Hospital de Leiria realiza testes à Covid-19 a utentes da região
Ricardo Graça
Elisabete Cruz e Maria Anabela Silva

Na última semana (de 17 a 23 de Junho), o distrito registou 43 novos casos de infecção por Covid-19, com o número total a chegar agora aos 569.

Durante os últimos sete dias, houve mais mortes na região associadas ao novo coronavírus, passando de 29 para 33.

Destes óbitos, dois ocorreram em Alcobaça, vitimando utentes do lar da Misericórdia de Aljubarrota, instituição onde, no passado dia 12, foi identificado um surto de Covid- 19, com a infecção de 39 pessoas (29 utentes e dez funcionários).

Olhando para os dados por concelho, verifica-se que Leiria foi, no distrito, aquele que teve mais casos confirmados na última semana.

De acordo com os dados da Comissão Distrital de Protecção Civil (CDPC) de Leiria, desde o dia 17, a capital de distrito registou mais 13 infecções, dez das quais diagnosticadas nesta terça-feira.

No período em análise, Caldas da Rainha teve mais 12 casos positivos, Alcobaça mais 11 e Peniche mais 5.

Nos restantes concelhos, os dados mantiveram-se quase inalterados.

A análise aos boletins diários divulgados pela CDPC, a partir de informação remetida pelos ACES - Agrupamentos de Centros de Saúde, permitem concluir que, desde o início do mês, o número de casos positivos subiu 69%, passando de 337, identificados a 1 de Junho, para 569, registados no dia 23.

Durante este período, houve ainda um aumento dos óbitos, de 28 para 33.

Os dados revelam ainda um acréscimo do número de doentes recuperados, que totalizam agora 323 (mais 63 face a 1 de Junho).

Os números

323

é o número de doentes
recuperados no distrito de
Leiria, mais 63 face a 1 de Junho

110

é o número de infectados no
concelho de Leiria, que
contabiliza 88 recuperados

A Escola Infantil Jacinta Marto, da Congregação, Irmãs Reparadoras, em Fátima, foi ontem de manhã encerrada por precaução, uma vez que uma funcionária terá contactado com alguém do coro do Santuário.

Ana Paula Teixeira, superiora geral da Congregação, adianta que a decisão foi tomada, após ter tomado conhecimento que uma funcionária terá estado em contacto “com alguém que também esteve em contacto com o coro do Santuário”, onde foram detectados casos positivos de Covid-19.

“Por uma questão de precaução, encerrámos a instituição e vão ser realizados testes a todas as funcionárias, por indicação da autoridade de Saúde”, revela.

A responsável acrescenta que, para já, as crianças não serão testadas. “Vamos avaliando a situação dia-a-dia e em articulação com a delegação de saúde”.

Na terça-feira, o Santuário de Fátima anunciou o registo de 24 casos positivos à Covid-19 na instituição, depois de realizados 334 testes a todos os colaboradores e coralistas daquela organização religiosa.

“Todos os casos têm ligação ao coro do Santuário e os colaboradores da instituição não têm qualquer contacto com os peregrinos.

Os pacientes infectados encontram-se em casa, com o devido acompanhamento, e não inspiram, até à data, especiais cuidados. A todos desejamos uma rápida recuperação", referia uma nota de imprensa do Santuário enviada à agência Lusa.

No domingo, o Santuário tinha anunciado a existência de 16 colaboradores internos e externos infectados com Covid-19, todos com "ligação ao caso inicial, integram o coro do Santuário e não estiveram em contacto directo com os peregrinos".

Na região de Leiria, o número de infectados também tem vindo a aumentar, depois de um período com informação de casos pontuais. 

Veja Também