Conteúdo Comercial

Nutrição para idosos: como a alimentação influencia a saúde física e mental

10 mai 2023 10:06

Neste artigo, descobrirá como a alimentação pode influenciar a saúde física e mental dos idosos

nutricao-para-idosos-como-a-alimentacao-influencia-a-saude-fisica-e-mental
Nutrição cuidada para idosos
Fotografia: Teona Swift | Pexels

À medida que se envelhece, uma alimentação adequada torna-se ainda mais importante para a manutenção da saúde física e mental. Por isso mesmo, a nutrição para idosos tem de ser tida em conta nesta fase da vida.

A alimentação desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças crónicas e no envelhecimento saudável.

Neste artigo, descobrirá como a alimentação pode influenciar a saúde física e mental dos idosos.

Suplementos na terceira idade: sim ou não?

Quando se fala em nutrição para idosos, uma das primeiras questões é se devem ou não incluir suplementos alimentares no seu dia a dia.

A suplementação na terceira idade pode ser útil para os idosos com dificuldades em, por exemplo, obter os nutrientes suficientes por alimentos sólidos. Por outro lado, os suplementos alimentares para idosos podem ser úteis para aqueles que tomam medicamentos que interferem na absorção de vitaminas e minerais.

Outras situações em que a toma de suplementos na terceira idade pode ser útil é nos casos de deficiência de vitamina D ou cálcio, pois melhoram a saúde dos ossos.

Embora possa ser útil, é importante que a suplementação na terceira idade seja recomendada por um médico, de modo a evitar sobredosagens de nutrientes.

Para garantir a segurança e o bem-estar do idoso, é importante recorrer a empresas de confiança para comprar a suplementação para idosos, como no caso da Opus Care, que também comercializa ortopedia desportiva e mobiliário geriátrico.

Qual a importância da alimentação nos idosos?

Uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar os idosos a manter um peso saudável, reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e outras condições crónicas.

Por outro lado, uma alimentação saudável pode melhorar o humor e reduzir os sintomas da depressão e da ansiedade em idosos. Além disso, existem alimentos ricos em antioxidantes.

O ácido fólico, presente em vegetais de folhas verdes, como espinafre e brócolos, é importante para a produção de neurotransmissores, que estão associados ao bem-estar emocional.

Assim sendo, uma alimentação saudável para idosos deve incluir:

Ácido fólico

O ácido fólico, presente em vegetais de folhas verdes, como espinafre e brócolos, é importante para a produção de neurotransmissores, que estão associados ao bem-estar emocional.

Vitaminas do complexo B

O consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como carne, peixe, ovos, grãos integrais e legumes é importante para a função cognitiva e a saúde mental. Por quê? Porque ajudam a combater os sintomas da depressão e da ansiedade.

Ómega-3

O ómega-3, encontrado em peixes como o salmão e a sardinha, também pode ter um efeito positivo na saúde mental dos idosos. Estudos mostram que uma dieta rica em ómega-3 pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão e da ansiedade.

Além de os encontrar nestes alimentos, é possível encontrar suplementos alimentares para a terceira idade com ómega-3.

Frutas e legumes na nutrição para idosos

Uma dieta rica em frutas e legumes pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), cancro e outras condições crónicas, pois estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam a proteger as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres. As frutas e legumes também são ricos em fibras, o que pode ajudar a reduzir o colesterol e melhorar a saúde digestiva.

Proteínas magras

É importante consumir proteínas magras para manter e evitar a perda de massa muscular devido à idade.

As proteínas magras incluem frango, peixe, ovos e legumes.

Hidratos de carbono

Os hidratos de carbono também são importantes, mas é importante escolher aqueles que são saudáveis, como grãos integrais, frutas e legumes, em vez de hidratos de carbono refinados, como o pão branco, as massas e o açúcar refinado.

Água, a chave da nutrição dos idosos

A hidratação adequada também é importante para os idosos. Por quê? Porque à medida que se envelhece, o corpo perde a capacidade de sentir sede, o que pode levar à desidratação.

Assim sendo, é importante beber água regularmente ao longo do dia para manter a hidratação adequada. Deste modo, evita-se também a obstipação, um problema comum em idosos.

Quais os alimentos que devem ser evitados na nutrição para idosos?

Assim como existem alimentos que protegem a saúde, existem outros que têm o efeito contrário. Nesse sentido, é preciso moderar o consumo dos seguintes alimentos:

  • Álcool, um depressor do sistema nervoso central;

  • Alimentos processados, pois são ricos em gorduras saturadas, sal e açúcar;

  • Carne vermelha (são ricas em gorduras saturadas e trans, responsáveis por processos inflamatórios intestinais que aumentam o risco de depressão e ansiedade);

  • Cafeína, cacau, chocolate e alguns chás, pois atuam como estimulante no cérebro e no sistema nervoso.

Para garantir uma nutrição para idosos adequada, é importante procurar ajuda profissional de médicos e nutricionistas.