Viver

Livro sobre a cultura avieira é apresentado em Vieira de Leiria

14 jan 2023 10:00

A sessão conta com o autor, João Francisco Gomes, e também com João Monteiro Serrano, defensor da candidatura da cultura avieira a Património Imaterial da Unesco

livro-sobre-a-cultura-avieira-e-apresentado-em-vieira-de-leiria
Além dos barcos, também as casas foram um factor de diferenciação
DR

O livro Avieiros, Hoje, da autoria do jornalista João Francisco Gomes, é apresentado a 22 de Janeiro, pelas 16 horas, nas instalações da Biblioteca de Instrução Popular de Vieira de Leiria, numa parceria com a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

Na sessão vai estar presente o autor, que é originário da freguesia de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande.

Está também anunciada a participação de João Monteiro Serrano, que se tem distinguido na defesa da candidatura da cultura avieira a Património Imaterial da Unesco.

A obra é uma edição da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que, no seu site, refere: “Este livro conta a história de um dos movimentos migratórios internos mais marcantes da história recente do país: o dos pescadores da Praia da Vieira, que trocaram o mar pelo rio Tejo”.

Nos séculos XIX e XX, o mar revolto obrigou centenas de famílias de pescadores da Praia da Vieira a procurar alternativas à pesca de arrasto tradicional da costa portuguesa, conhecida como arte xávega, impossível de praticar em segurança e com proveito durante o rigor do inverno. Encontraram-na na pesca fluvial no Tejo e deram início a um dos movimentos migratórios internos mais marcantes da história recente de Portugal: primeiro de modo pendular (o inverno no rio, o verão no mar), e depois fixando-se definitivamente no Ribatejo”, lê-se na nota de divulgação.

Esta fusão deu origem a uma cultura ribeirinha ímpar, mas muito marginalizada, com características próprias — os barcos, as casas, a gastronomia e a religião —, sobre a qual o escritor neorrealista Alves Redol escreveu em 1942. Hoje, ainda subsistem alguns vestígios desta cultura nas margens do Tejo e na Praia da Vieira. À boleia de Alves Redol, este conjunto de textos vai em busca deles, antes que desapareçam”.