Economia
Nerlei quer criar Gabinete de Acompanhamento para Missões Empresariais
Apenas 20 mil empresas portuguesas apostam na exportação. O processo é caro e burocrático. Para melhorar o sucesso, a associação aposta no acompanhamento após as missões empresariais
A Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria pretende criar um gabinete de acompanhamento de missões empresariais.
O objectivo é a agilização e concretização dos acordos e contactos realizados durante as idas ao estrangeiro.
“Este gabinete apoiaria os empresários nacionais que nos acompanham nas nossas missões empresariais, ajudando a cumprir prazos e etapas dos acordos com as empresas nos países de destino. Por vezes, é necessário alguém que lembre de enviar os orçamentos, propostas e amostras. É um trabalho determinante para que o investimento, após as deslocações, tenha sucesso. Internamente, já fazemos algum deste trabalho, mas acreditamos ser possível e desejável, prestarmos esse serviço às PME, que, por vezes, têm dificuldade em cumprir as etapas”, explica Henrique Carvalho, secretário-geral da Nerlei.
O responsável lembra que o número de empresas portuguesas exportadoras é muito baixo, apenas cerca de 20 mil. “E há uma enorme rotação entre elas. Todos os anos, cinco mil saem e outras cinco mil entram. Isto significa que começam, porém, não continuam o processo de internacionalização, limitando-se a um negócio ou dois no estrangeiro.”
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.